sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Natal 2012 02


 A Creche Comunitária São Bento promove:

“Natal Solidário” encanta a comunidade com a apresentação do grupo cultural afroreggae.

Alessandra Lins em sua visita à Creche




O Natal Solidário é uma campanha feita pela Instituição desde 2009. O projeto é coordenado por mim, onde o mesmo cresceu a nível institucional e ganhou novos adeptos: familiares (de crianças atendidas pela creche),familiares de ex-alunos, comunidade ( através dos voluntários ) , social (padrinhos de outros locais ), apoio na realização do próprio evento e alguns comerciantes locais).
Superamos em muito a nossa expectativa, foram 320 crianças apadrinhadas passaram pelo o evento cerca de 650 pessoas.


Dona Íris depositando saquinhos
Neste evento totalmente decorado com a temática natalina , foi aberto oficialmente às 10h, houve a celebração presidida pelo Diácono: Wolfgang Muller, algumas apresentações dos alunos, o café da manhã, almoço aos presentes,atividades recreativas e os padrinhos depositaram seus saquinhos com presentes aguardando a chegada do Papai Noel. Fez-se a apresentação do grupo cultural afroreggae, a chegada do Papai Noel gerou uma grande expectativa e o mesmo chegou de charrete distribuindo os saquinhos, partiu-se os bolos e a distribuiram dos saquinhos de doces, cada família recebeu um frango e um panetone, após houve soteio de bicicletas e velotróis, porém, com a inesperada ameaça da chuva, o encerramento fora acelerado, e com isso, a homenagem aos colaboradores infelizmente não foi concluída naquele momento, portanto,peço desculpas.



Muitos de nós já tivemos contato com iniciativas parecidas, mas sem sombra de dúvida é algo que causa estranhamento a muitos moradores da nossa comunidade ao deparar-se com o contigente de crianças que vivem em situação de precariedade.Precisamos militar por uma sociedade que esteja envolvida com atitudes de respeito aos direitos da infância e da adolescência. Só assim podemos pensar em um futuro mais justo, igualitário e sem violência seguindo o que estabelece Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Cidadã.
Nossa proposta é sinalizar que elas estão sedentas de apoio. Como disse: “o Papa João Paulo II: As crianças não são o futuro, elas são o hoje”.

Panetones
O apadrinhamento acontece para crianças da creche, ex-alunos e crianças da comunidade que através do projeto desenvolvem um vínculo positivo e oportunizam um novo olhar da instituição escolar , ou seja, nos dois últimos casos são crianças que estudam na rede pública de ensino. Segundo relato de uma madrinha que não quis se identificar houve uma sensação maravilhosa porque quando criança a mesma foi acolhida e por isso hoje pode acolher com um sentimento de que deveria acolher ainda mais, pois ao doar-se recebemos mais do que ofertamos.Como coordenadora do projeto, neste ano fui muito questionada no que se refere ao apadrinhamento das crianças acima de 8 anos, há uma incompreensão, como se elas não fossem mais crianças. Precisamos superar isso, essas crianças precisam ser acolhidas, muitas delas já ajudam em casa, vão às escola sozinhas, passam dificuldades alimentares e presenciam situações de violência. Então se faz, necessário que alguém se lembre, mesmo pontualmente que elas são crianças. Não encontrei uma justificativa para entregar presentes apenas aos alunos abaixo de 6anos, pois os olhinhos de nossos ex- alunos brilham aguardando serem lembrados também. O incêndio será apagado por mais beija-flores.

A famosa entrada do Papai Noel



Abrir as portas da instituição é importantissímo para o processo de construção de cidadania. Além das crianças mencionadas houve uma presença visível de crianças portadoras de deficiência, sou moradora de Itaipuaçu, atuo desde de 2004 em projetos comunitários, fiz alguns e participei de outros. Foi o primeiro evento que participo onde a presença de crianças especias foi marcante. Fiquei muito feliz, já que sabemos que o meio social dessas crianças é restrito por diversos motivos. São momentos em que sentimos a presença de Deus.
Este ano foi um ano especial, todos os envolvidos no projeto estavam entusiasmados, boas notícias chegavam constantemente, seria verdadeiramente um Natal Solidário. Graças a Deus e ao trabalho constante em redes, Pastoral da criança, CRAS (Itaipuaçu), Escolas Públicas e da Rede Privada, pequenos empresários e muita, muita “Gente “ envolvida,
( algumas serão mencionadas no blog da creche) assim foi possível realizar o que para nós, seria impossível.
Finalmente um grande encontro aconteceu em agosto deste ano com a Alessandra Lins, fundadora e responsável pelo setor de Comunição do Afroreggae, uma pessoa muito engajada, com visão humanizada que me impulsionou a um olhar diferenciado e renovado do meu trabalho. Ela nos presenteou com apadrinhamento de crianças, com uma apresentação arrepiante do Núcleo da Nova Era que contagiou a todos os presentes, e com a sua própria presença.
Agradecemos a todos os participantes e desejamos um Feliz Ano Novo para todos lembrando que algumas crianças ainda esperam um trabalho mais amplo. Novos desafios estimulam novas ações!


Fabiana Muller
Psicóloga Responsável pelos Projeto
e-mail: klein-fein@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário